TURISMO

 
 
Thomas Cook (Melbourne, Derbyshire, Inglaterra, 22 de novembro de 1808 — Bergen, Noruega, 18 de Julho de 1892) foi um empresário inglês.

 

Numa Europa cada vez mais integrada por vias férreas, existia entretanto uma complexidade de tarifas e uma pouca variedade de meios de hospedagem que dificultavam uma massificação da actividade(..era tudo pombos soltos…). Neste panorama, surge Thomas Cook, o primeiro agente de viagens do mundo, que utilizando um Comboio criou a primeira viagem em grupo.

Em 1841 Cook organizara para 500 pessoas uma tour a Leicest “city” sendo a primeira viagem em larga escala documentada. A partir desse momento passou até mesmo a fomentar o Marketing-Turístico para atrair clientes.

A partir desse momento massifica-se o turismo aproximando-o do modelo fordista (Politica de Gestão Capitalista).

Rege na Sua História os seguintes factos:

 

  • Em 1841, um vendedor de bíblias, chamado Thomas Cook, andara 15 milhas para um encontro de uma liga contra o alcoolismo em Leicester. Para um outro encontro, em Loughborough, ocorreu-lhe a idéia de alugar um trem para levar outros colegas. Juntou 570 pessoas, comprou e revendeu os bilhetes, configurando a primeira viagem agenciada. Em 1846, realizou uma viagem similar de Londres para Glasgow com 800 pessoas, utilizando os serviços de guias de turismo. As inovações de Cook marcaram a entrada do turismo na era industrial, no aspecto comercial.

 

 

  • Em 1865 promove o traslado da sede social da empresa de Harborough à Londres.

 

  • Em 1866 viajou aos Estados Unidos para contratar serviços de diferentes companhias ferroviárias para produzir um pacote turístico.

 

  • Mais tarde abriu sucursais da empresa na América que lhe interessavam como abastecedoras.

 

  • Em 1868 conseguiu um contracto exclusivo para explorar o tráfico de passageiros no continente Europeu pela rota de Harwich.

 

  • Face ao seu desenvolvimento viajou à Holanda, Bélgica e Alemanha com o objetivo de contratar mais prestações de serviços de transporte com diversas companhias ferroviárias. Um dos seus mais destacados sucessos foi conseguir uma nova e exclusiva rota para explorar o tráfico de passageiros pela rota do porto de Brenner a Bríndisi. Durante a guerra franca – prusiana, a rota só esteve aberta para servir à produção do turismo da empresa de Cook. Uma de suas proezas mais destacadas foi a criação do sistema de pagamento baseado em cupões contratados com hotéis usados para entre os seus clientes. O exemplo de Cook foi imitado tanto na América como na Europa dando nascimento á criação de numerosas empresas dedicadas à produção do turismo e a intermediação dos serviços de hospedagem e de transportes
 
 
 

(TxT. Baseado em Wikipédia Universal)